Vantagens do BIM na Análise Estrutural

Conheça mais a funda sobre a metodologia BIM e as suas vantagens na análise estrutural.

A metodologia BIM, do inglês Building Information Modeling, é bastante utilizada na engenharia e permite a criação de modelos digitais de edifícios, infraestruturas e outros empreendimentos de construção. A utilização do BIM possibilita uma melhor colaboração entre os diversos profissionais envolvidos no projeto, além de oferecer uma visão completa e integrada do empreendimento durante todo o seu ciclo de vida, desde a concepção até a manutenção.

O BIM permite a criação de modelos tridimensionais detalhados dos elementos da construção, incluindo informações sobre dimensões, propriedades físicas e funcionais, sistemas de instalações, entre outros aspectos relevantes para a construção. Além disso, é possível inserir dados sobre custos, prazos, recursos humanos e materiais, e gerar análises e simulações para avaliar diferentes alternativas de projeto.

Uma vantagem da metodologia BIM é a sua capacidade de gerar informações relevantes durante todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção até a manutenção. Isso possibilita a tomada de decisões informadas e a otimização de processos, aumentando a eficiência e a qualidade da construção.

Vantagens do BIM na Análise Estrutural

Utilizando a metodologia BIM, os projetistas de estruturas podem tomar decisões mais informadas e fazer alterações contínuas no modelo sem comprometer sua integridade.

Aumento da produtividade:

Com a criação de modelos de informação BIM, permite automatizar o processo de análise estrutural e obter uma economia significativa de tempo e custos.

Melhor coordenação e colaboração:

A abordagem colaborativa típica da metodologia BIM, baseada no uso de plataformas interoperáveis, apoia o projetista responsável pela análise estrutural na constante comparação e compartilhamento dos resultados com os demais sujeitos envolvidos (arquitetos, engenheiros, técnicos, etc.). A coordenação entre as diferentes disciplinas permite também verificar e resolver preliminarmente eventuais interferências, melhorando a qualidade geral do projeto.

Maior eficiência:

Diferente dos métodos tradicionais de projeto (nos quais as informações são dispersas em uma série de documentos não coordenados), o BIM centraliza todas as informações dentro de um modelo federado. O engenheiro estrutural, portanto, pode encontrar mais facilmente os dados de seu interesse e, graças ao uso do software BIM dedicado ao cálculo estrutural, pode gerar e compartilhar a documentação relativa aos resultados de forma mais eficiente.

Visualização e representação otimizadas:

A metodologia permite gerar rapidamente renders e animações, que simplificam a avaliação de cenários complexos e tornam a comunicação mais direta e eficaz. Essas simulações ajudam o projetista a prever o comportamento e o desempenho de uma estrutura e avaliar possíveis soluções alternativas.

Redução de erros e melhor qualidade do projeto:

Ela oferece aos projetistas a possibilidade de atualização constante e automática do modelo, com vistas do projeto integrado. O modelo BIM, portanto, garante que todas as informações sejam coerentes e coordenadas e permite a identificação de erros estruturais e incompatibilidades já na fase de projeto, antes da própria construção da obra.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados