Veja as diversas possibilidades de atuação do engenheiro mecânico na área industrial automotiva.
As diversas áreas da engenharia possuem uma alta ocupação no Brasil, assim como o fato de oferecer as remunerações entre as cinco mais altas do país, isso de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
A Engenharia Mecânica é uma das mais procuradas, e a sua área engloba o desenvolvimento de projeto, análise, construção, operação e manutenção de sistemas mecânicos, assim como máquinas, motores, veículos e muito mais. A Engenharia Mecânica proporciona uma formação generalista para que o profissional atue em diferentes áreas da indústria.
Engenheiro Mecânico na Indústria Automotiva
O engenheiro que deseja atuar na indústria automotiva irá trabalhar com diversos setores. Desde projeto, desenvolvimento, fabricação até montagem de equipamentos e sistemas para automóveis, motocicletas, máquinas industriais e agrícolas, podendo trabalhar tanto na engenharia de produto como na engenharia de desenvolvimento.
Nas atividades da engenharia de produto, o profissional será responsável pela climatização de dentro do veículo, segurança que o automóvel deve proporcionar, consumo de combustível e quais serão e como são as emissões de gases poluentes. O Engenheiro Mecânico também vai trabalhar a dinâmica, desempenho e ergonomia do veículo, viabilidade e custos envolvidos para sua fabricação, facilidade de condução, durabilidade e corrosão do automóvel e quais os ruídos, vibração e dureza.
Caso o engenheiro mecânico opte pela engenharia de desenvolvimento, ele irá se dedicar a cuidar de cada um dos itens que a engenharia de produto levou em consideração, no entanto, de modo individual. Ele também atua no processo de compensação, para que exista certo equilíbrio no veículo finalizado, analisando se o gasto de combustível é grande, acompanhando o desempenho do motor, entre outros.
Outra boa possibilidade de atuação do engenheiro mecânico é na prestação de serviços de consultoria para a indústria automotiva, assim como em serviços técnicos de importadores e representantes de equipamentos para o segmento. Podendo atuar em entidades de inspeção e legislação de automóveis.