Engenharia Civil algumas contribuições para o meio ambiente

Conheça o conceito de construção sustentável e as suas principais ideias.

Um dos temas que está cada vez mais indispensável nas áreas da engenharia civil é a sustentabilidade na construção civil. A imensa quantidade de entulhos e resíduo gerados nos canteiros de obras, assim como as nocivas atividades de extração de matéria-prima são algumas dos principais problemas para o meio ambiente.

O grande desafio hoje em dia está na minimização dos impactos provocados pelas construções. Sendo assim, na engenharia civil a construção sustentável é um conceito moderno e que pode se adaptar a qualquer projeto, seja ele um edifício ou até mesmo casas de pequeno porte.

O conceito de Construção Sustentável

Neste conceito, os engenheiros civis buscam por tecnologias ecológicas nas obras para que o meio ambiente seja preservado, como poupando os recursos naturais.

Esse novo conceito de construção sustentável é fundamentado em cinco ideias:

Projetos Inteligentes

Esses projetos possuem um melhor aproveitamento do terreno e da natureza, como a iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.

Redução da Poluição

Já que as obras da construção civil sempre geram muita poluição, esta pode ser bastante reduzida por meio da redução de desperdício dos materiais e até mesmo utilizando ferramentas e estruturas inteligentes, como andaimes de metal reutilizáveis ao invés do tradicional andaime de madeira.

Materiais Ecológicos

Outro elemento fundamental da sustentabilidade é o uso de materiais ecológicos. Plástico reciclado, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios), madeira de reflorestamento, são várias as opções que podem aumentar a sustentabilidade de uma construção.

Eficiência Energética

É fundamental que, após a construção, casas e prédios possam ser mantidos de maneira econômica pela eficiência energética. Isso pode ser realizado com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água, entre outros.

Aproveitamento da Água

A água também pode ser reaproveitada, segundo os princípios da construção sustentável. A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em caixas d’água para ser usada em tarefas como regar plantas e lavar o chão. Outra forma de evitar o desperdício pode ser por meio do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficientes.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados