Principais Etapas dos Projetos de Engenharia Mecânica

Entende mais sobre projetos mecânicos e o passo a passo do seu desenvolvimento.

Os projetos da engenharia mecânica são um conjunto de informações utilizadas para o desenvolvimento de uma máquina ou equipamento.  São caracterizados por desenhos técnicos que simulam peças, máquinas ou sistemas que ainda serão criados.

Portanto, esses projetos são símbolos produzidos por um projetista a partir de softwares específicos. Ele é composto pelas fases de estabelecimento de requisitos, design inicial, dimensionamento, análise mecânica e plantas estruturais.

Para entendermos mais sobre os projetos mecânicos, é necessário ter em mente que a expressão tem dois significados. Logo, o termo remete aos desenhos, cálculos e projeções que são reunidas em um documento – quase sempre digitalizado – ao qual chamamos de projeto.

Projetos também é a área dentro da Engenharia que planeja e executa novos produtos e processos. Esse setor está em expansão, mas traz incontáveis desafios, como a afinidade do profissional com as novas tecnologias.

Conheça as etapas dos Projetos de Engenharia Mecânica

Para a realização de projetos de Engenharia Mecânica, existe um passo a passo que segue uma lógica principal. Cada projeto terá a sua peculiaridade, porém, a lógica por trás é praticamente a mesma. Dessa forma, esses ciclos devem ser respeitados pra que não haja falhas na confecção do novo produto ou maquinário. Confira abaixo:

Análise

Sendo o primeiro passo do projeto, a análise de viabilidade e concepção trata de um estudo prévio de uma problemática com o apontamento das possíveis soluções.

Logo, ao final desse ciclo, será elaborada a concepção mais elementar do projeto mecânico, uma espécie de esboço ou rascunho.

Desenvolvimento

Na segunda fase do projeto mecânico, a etapa consiste no desenvolvimento. Nele, é definida a escolha de insumos, a divisão de tarefas e esforços, os cálculos de Engenharia Mecânica necessários, entre outros procedimentos.

Portanto, nesta parte do desenvolvimento, o novo equipamento já começa a ganhar forma.

Desenho técnico e Modelagem 3D

A partir dos layouts, medidas e pesos definidos e as principais mensurações concluídas, o engenheiro projetista começa a fazer o desenho técnico e a modelagem em 3D.

Nessa etapa os detalhes das peças e do mecanismo devem ser registrados. Com a representação digital e tridimensional, já é possível enxergar uma simulação muito fiel de como será o produto em elaboração.

Prototipagem

Sendo a última etapa, porém não menos importante, a prototipagem reúne todas as ideias que serão retiradas do papel com a produção de um ou mais protótipos pra testes.

Com esses modelos, será viável conferir a eficácia da máquina, componente ou sistema. Aqui, também se realizam as correções necessárias. Desse modo, se tudo estiver em ordem, o produto pode ser encaminhado ao mercado ou entregue ao cliente.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados