Conheça a incrível profissão do Projetista Elétrico Industrial e as suas vantagens.
Podemos resumir projetos elétricos como a reunião de todos os dados e informações referentes à eletricidade de uma instalação, máquina ou equipamento eletroeletrônico. Estas informações podem ser encontradas em tabelas de dados elétricos, lista de componentes, diagramas elétricos, entre outros exemplos.
Quando estamos falando de um projeto elétrico logo pensamos no projeto elétrico residencial, que é normalmente um diagrama com a distribuição de cabos posicionamento de tomadas e lâmpadas desenhados sobre a planta baixa de uma casa, prédio ou galpão.
Existe diferença entre projeto elétrico residencial e projeto elétrico industrial?
Existe sim! O que de fato diferencia um projeto elétrico residencial de um projeto elétrico industrial são as características dos equipamentos instalados (como uso de motores na indústria), a complexidade de sistemas extras que são exigidos em um projeto industrial (como um sistema de detecção e combate a incêndios por exemplo) e também a quantidade de carga prevista para a instalação.
O que é um memorial descritivo de um projeto elétrico?
Todo projeto elétrico deve conter informações mínimas para ser aceitável, de acordo com as normas e órgãos fiscalizadores como prefeituras, corpos de bombeiros e outros órgãos.
Normas técnicas como a NR10, NRB5410, NBR5444 e outras que sejam necessárias, devem estar reunidas no memorial descritivo do projeto, que nada mais é que do as informações escritas e tabelas do projeto de instalação.
Eu posso me tornar um projetista elétrico?
Qualquer pessoa com conhecimento técnico pode realizar cálculos de projetos elétricos, fazer desenhos, layout e criar as tabelas de um projeto elétrico, mas somente técnicos e engenheiros registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) podem se responsabilizar tecnicamente por um projeto.
A responsabilidade técnica de um projeto é conferida à um técnico ou engenheiro através da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Esta ART é um documento que vincula um projeto, obra ou serviço a um profissional habilitado.
Hoje em dia, é notável entender a importância dos projetos elétricos, tendo em vista que no mercado ainda existe uma grande carência por profissionais que sabem ler e interpretar projetos elétricos.