Quais as Diferenças entre Vigas, Lajes e Pilar?

Entenda mais sobre os elementos estruturais vigas, lajes e pilar e sua importância na construção civil.

Os elementos estruturais básicos são sempre presentes na construção civil, como lajes, vigas, pilares e fundações. Além de escadas, estruturas de vãos, paredes, dentre outros.

De todos esses elementos estruturais, alguns possuem funções fundamentais para dar suporte para a construção, funcionando parecido com o esqueleto do corpo humano. Esses são lajes, vigas e pilares, que servem como sistema de sustentação para os demais elementos.

Porém, se esses elementos servem para dar suporte à estrutura, podemos observar a diferença entre eles e como escolher o correto para o seu projeto. Então, normalmente eles são escolhidos a partir da sua carga necessária de sustentação e são escolhidos logo no início do projeto pelo engenheiro.

Como você já conseguiu perceber, esses três elementos, laje, pilar e viga, são fundamentais na construção civil. Veja abaixo mais detalhes sobre eles:

Pilar:

O pilar é um tipo de coluna simples, sendo posicionada na vertical, e que tem como função transmitir a carga recebida pela estrutura para a fundação para que esta chegue ao solo. Logo, o pilar se diferencia da coluna propriamente dita porque sustenta toda a estrutura, enquanto as colunas sustentam apenas as paredes e teto da edificação.

Lajes:

As lajes tem como função a divisão dos pavimentos da construção. Elas são instaladas na horizontal, sobre as vigas, e têm a responsabilidade de suportar as cargas que aplicam cisalhamento a partir da criação dos pavimentos.

As mais comuns são as lajes de concreto, mas elas podem ser feitas com outras composições que lhes garantem outras funções, como o isolamento térmico da estrutura nas lajes que utilizam isopor.

A laje não é um item obrigatório na construção, mesmo sendo tão importante como elemento. A laje é mais usada quando se deseja verticalizar a obra e/ou garantir proteção térmica e acústica.

Vigas:

As vigas são instaladas entre dois pilares, na horizontal, na parte mais alta da construção. As vigas possuem a função de distribuir a força recebida pela estrutura para as colunas, dividindo o peso, além de servirem de base para as lajes, sendo um importante elemento para aplicação de cisalhamento e flexão.

Esses elementos podem estar presentes nos mais diversos tipos de construção mas, dependendo do tipo de laje e soluções em concreto protendido do projeto, ela pode não ser utilizada, possibilitando obras mais econômicas, estruturas mais modernas e atemporais e com mais liberdade arquitetônica e menos imprevistos na execução.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados