Redes de Ar Comprimido: o que são e para que servem

Entenda mais sobre as redes de ar comprimido e as suas principais aplicações.

O ar comprimido é um recurso fundamental para aplicações em diversos ramos, equipamentos, aparelhos e indústrias.

Ele costuma ser estocado em cilindros, botijões ou galões usando processos mecânicos para armazenamento e compressão, e o seu uso se dá principalmente em compressores de ar.

Referente à sua composição, o ar comprimido é constituído por vários gases, sendo os principais o nitrogênio e o oxigênio, com a porcentagem de 78% e 21%, respectivamente.

Ar comprimido e suas principais aplicações

Momento em que o ar é comprimido, suas moléculas podem se mover em uma grande velocidade, aumentando assim a sua temperatura, o que conhecemos popularmente como “calor de compressão”.

Em resumo, comprimir o ar implica em armazená-lo em um espaço menor, aproximando suas moléculas umas das outras. O resultado disso é que obtemos energia na hora que esse ar é liberado, e essa energia tem a sua utilidade e aplicação.

O ar comprimido é uma fonte de energia importante para algumas aplicações específicas, principalmente naquelas que demandam maior segurança, como é o caso de equipamentos e instalações industriais, onde há uma sobrecarga e a energia elétrica pode apresentar um risco à segurança do espaço e de todos os profissionais presentes, causando incêndios, choques elétricos e demais problemas que colocam em risco a integridade física das pessoas.

Redes de ar comprimido

Como o próprio nome já sugere, as redes de ar comprimido são reservatórios desenvolvidos para o armazenamento do ar comprimido produzido, que podem ser utilizados caso haja alguma emergência no sistema. Além disso, as redes de ar comprimido também apresentam importância quando pensamos na eliminação de oscilações de pressão, assim, é possível manter a pressão equilibrada em sua distribuição.

Existem diferentes tipos de redes de ar comprimido, que podem ser verticais ou horizontais, dependendo da dimensão de capacidade almejada.

As redes de ar comprimido verticais, por exemplo, costumam ser utilizadas para grandes capacidades, enquanto as redes de ar comprimido horizontais são demandadas para pequenas capacidades.

Já em suas funções básicas, as redes de ar comprimido podem funcionar enquanto reservatórios que atendam às necessidades e exigências de determinado espaço, como vimos inicialmente, mas elas também servem para interligar a fonte produtora aos equipamentos que consomem o ar comprimido.

Gostou deste conteúdo?

Array
50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados