Vasos de Pressão: o que são e as suas classificações

A utilização de vasos de pressão se dá a partir de indústrias que manipulam fluidos ou gases com pressões diferentes da atmosférica.

Os vasos de pressão são reservatórios que não possuem um único tamanho ou tipo. Possuem diversas dimensões para atender qualquer tipo de organização ou produto.

A principal finalidade de um vaso de pressão é regular a pressão interna, isto pelo motivo de ela ser diferente da pressão ambiente. No momento em que são submetidos à tensão externa, podem armazenar seu conteúdo.

Estas ferramentas são fundamentais nesses tipos de companhias, pois também constituem um mecanismo de segurança.

Os principais tipos de Vasos de Pressão:

Já que as indústrias têm atividades diversas, as características diversas dos vasos de pressão também precisam se fazer presentes. Logo, existem vários tipos para atender aos mais diferentes usos e de cada setor.

Os vasos sujeitos a chamas, como o próprio nome já deixa claro, são utilizados em locais com presença de fogo. Ótimos exemplos desses tipos são os fornos e as caldeiras.

Existem também vasos de pressão que não contam necessariamente com fogo, porém estão sujeitos a temperaturas altas. Os exemplos são os mais variados tipos de reatores, torres de destilação fracionada, retificação e absorção, assim como vasos de armazenamento e acumulação.

O vaso de pressão mais usado na indústria em geral, não importando o setor de atuação, é o cilíndrico. Ele costuma ter uma fabricação mais simples, permitindo chapas inteiras.

Seu transporte é simples em comparação com as outras variações e é um vaso de pressão usado para uma ampla gama de serviços.

O interessante deste formato é que pode ser disposto tanto na vertical quanto na horizontal. Os vasos de pressão precisam estar nessas posições para desempenharem melhor suas funções.

Os vasos dispostos na vertical são usados para facilitar a ação da gravidade para o deslocamento dos fluidos ou gases, principalmente quando essa força se torna indispensável.

Tem a vantagem de ocupar uma área menor na empresa por causa de sua disposição.

Já os vasos dispostos na horizontal são mais comuns do que os verticais e a boa parte dos vasos de acumulação possuem essa disposição. São muito usados para trocadores de calor.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados