Os tipos de Motores Elétricos mais comuns no mercado

Conheça alguns dos tipos mais utilizados de motores elétricos no mercado.

Poucas pessoas sabem, mas desde o século XX, os motores elétricos vêm se mostraram extremamente indispensáveis no ambiente industrial, passando por diversas evoluções exponenciais.

As vantagens que os motores elétricos trazem em comparação aos outros tipos de motores são tecnologias que fazem com que eles ganhem cada vez mais espaços, estando presentes em nosso dia a dia.

Hoje em dia, no mercado, podemos observar várias opções que atendem a diversas necessidades do consumidor e com características e aplicação diferentes uns dos outros. Veja alguns deles abaixo:

Motores DC paralelo e série:

Com o foco na precisão na variação da velocidade, podemos optar pelos motores DC com ligação em paralelo. Eles são usados para fins que não requerem grande tração. Já os motores DC com ligação em série, apresentam rápida aceleração e um alto torque, por conta dessas características, usados em aplicações que requeiram tração elevada.

Motores de corrente contínua:

Os motores elétricos de corrente contínua, são também conhecidos como motores DC. São alimentados por uma fonte de corrente contínua como, por exemplo, baterias e células solares. São diversas vantagens para um motor elétrico DC, como precisão e velocidade elevadas, baixo consumo de energia elétrica e pela possibilidade de alterar sua velocidade com a simples variação de tensão.

Motores de corrente alternada:

Os motores de corrente alternada, também chamados de motores AC, são aqueles alimentados por uma fonte de corrente alternada como, por exemplo, a rede elétrica. Estes motores operam a velocidade constante, sendo ideais para aplicações que requeiram movimento constante e pouca precisão.

Motores AC monofásicos:

Muito utilizados para fins domésticos, os motores elétricos monofásicos não necessitam de instalação elétrica específica. Pois possuem uma construção simples e apresentam custo de aquisição e manutenção reduzido, o que faz com que sejam a opção ideal para a maioria dos casos em que não se necessita de alta potência.

Motores AC trifásicos:

Estes tipos de motores elétricos são os conhecidos motores de indução. O funcionamento desse tipo de motor elétrico se dá através da criação, por indução, de um campo magnético rotativo. Este tipo de motor é amplamente utilizado no meio industrial, por possuir características que o conferem grande vida útil, necessidade de manutenção reduzida e um baixo consumo de energia por conta do sistema de arranque relativamente simples.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados