Conheça mais sobre as tecnologias CAD e BIM e as suas diversas aplicações.
Em qualquer ramo de atuação, mas principalmente, na construção civil, a tecnologia vem evoluindo de forma surpreendente, sobretudo ajudando no desenvolvimento de projetos ainda mais eficientes quando o assunto é o reaproveitamento de recursos naturais e etc.
Pensando neste assunto da tecnologia na engenharia, notamos que é cada vez comum vermos engenheiros aprendendo e se atualizando sobre as plataformas de CAD e BIM. Mas, você já está familiarizado com esses termos? Se ainda não, nós vamos detalhar abaixo.
Sobre CAD e BIM:
O desenvolvimento dos trabalhos realizados por projetista só é possível graças ao auxílio de softwares. Realmente, seria bastante difícil conseguir realiza-los manualmente.
Hoje em dia temos tecnologias tão poderosas que permitem as representações virtuais tridimensionais com muita rapidez e precisão matemática. Isso inclui, como já mencionado antes, as plataformas de CAD e BIM.
Explicando melhor, o CAD significa Computer Aided-Design ou Desenho Assistido por Computador. Um exemplo muito comum disso é o AutoCAD, que é um software desenvolvido pela Autodesk, e que ajudar a no desenvolvimento de desenhos 2D e modelos 3D.
E tem ainda o BIM, que significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Ele se trata de uma plataforma para desenvolvimento de projetos inteligentes. O Revit é um exemplo de software nesta linha.
Quais as vantagens de usar CAD e BIM:
Como descrevemos anteriormente, já podemos ter uma noção de que CAD e BIM são aplicações tecnológicas distintas.
Porém, ambas as tecnologias proporcionam ao seu modo muitos benefícios para os designers da construção civil, fazendo parte de sua rotina profissional. Eis as suas principais vantagens:
- CAD: apresenta uma enorme variedade de ferramentas gráficas para o desenvolvimento de projetos, com recursos que permitem criação, remodelação e dimensionamento de desenhos técnicos.
- BIM: oferece conceitos e ferramentas que possibilitam a integração das etapas de construção, permitindo a visualização espacial de projetos em formato tridimensional, como modelagem paramétrica ou inteligente; também análise de orçamento, cronograma, etapas de obra, e mais.
As tecnologias de CAD e BIM são distintas sob muitos aspectos. Com o CAD você pode criar e editar desenhos 2D e 3D com sólidos, superfícies, objetos de malha, etc. No AutoCAD, por exemplo, você pode trabalhar com linhas e geometria básica e linear, com inúmeras aplicabilidades em projetos estruturais, arquitetônicos, hidráulicos, elétricos entre outros.
Por outro lado, com o BIM, em programas como o Revit, você pode desenvolver modelagens 3D dos projetos conceituais, incluindo documentações, simulações de estruturas e etapas do planejamento, desde a fundação até o acabamento.