Entenda melhor sobre o Metaverso e seus impactos na Engenharia.
Se você ainda não está familiarizado, o Metaverso é um mundo virtual. Portanto é um espaço completamente digital, que existe graças ao uso de ferramentas tecnológicas, onde se replica a realidade com o objetivo de melhorar ainda mais a conexão social.
O principal foco dessa tecnologia é que, um dia, possamos trabalhar, estudar e mesmo conviver uns com os outros sem que, para isso, seja necessário sair de casa.
Segundo especialistas da área da tecnologia, o Metaverso é o avanço natural da internet, e promove mudanças significativas na maneira como pensamos e interagimos. O conceito ainda precisa avançar muito, mas já é possível ter uma ideia de como será viver nesse novo mundo.
Impactos do Metaverso na Engenharia:
Projetos em 3D:
As modelagens em 3D já são uma realidade para diversas empresas de arquitetura e engenharia civil, principalmente no momento de apresentação de projetos de engenharia ou arquitetura. No contexto do Metaverso, novas tecnologias podem ajudar a criar espaços ainda mais detalhados.
Novas formas de negócio:
A partir do Metaverso e as novas ferramentas de tecnologia que estão surgindo, engenheiros e arquitetos precisarão lidar com novas maneiras de pensar e apresentar um negócio. Isso porque, com essas mudanças, passa a ser possível apresentar aos clientes uma realidade que eles talvez não consigam sequer imaginar.
Portanto, é preciso pensar em soluções que atendam a milhares de pessoas ao redor de todo o mundo. Afinal, as barreiras geográficas caem por terra, e um espaço no Metaverso deve conversar com diversas culturas e estilos de vida.
Economia digital:
Um dos maiores impactos do Metaverso que já podem ser sentidos atualmente é a criação e a solidificação de uma economia digital, a partir de soluções como as criptomoedas e as NFTs.
Melhor dimensionamento de projetos:
Com essa nova tecnologia, é muito mais fácil mostrar aos clientes como os seus projetos serão executados, desde o planejamento até a fase final. Isso gera um melhor dimensionamento porque possibilita maior previsibilidade e melhor alinhamento de expectativas.