Redes de Vapor: principais aplicações do Vapor na Indústria

Entenda melhor como funcionam as redes de vapor e as suas principais vantagens.

Redes de Vapor é uma parte fundamental de diversos outros processos de engenharia e segmentos industriais, como as indústrias química, têxtil, papel e celulose, alimentícias e farmacêutica.

O vapor de água é amplamente utilizado na indústria, principalmente porque a água é de fácil acesso, não agressiva à saúde e meio ambiente, relativamente barata e por ser uma forma de transporte controlável de energia térmica.

Tipos de vapor de água mais utilizados se dividem em duas categorias: saturado e supersaturado, a depender das condições de temperatura e pressão em sua produção.

Assim, vamos mostrar abaixo as principais aplicações do vapor industrial:

Limpeza e Esterilização:

Para o processo de esterilização é utilizado o vapor seco saturado.

Isso devido à alta temperatura do vapor e sua umidade, quando em contato com uma superfície mais fria, condensa, libera calor, penetra em materiais porosos e possibilita a coagulação das proteínas dos microrganismos.

Neste processo de limpeza e esterilização, deve-se atentar para a qualidade da água utilizada pela caldeira, que deve estar livre de contaminantes que possam interferir no processo.

Valor para Hidratação:

O vapor também pode ser usado para adicionar umidade ao processo enquanto está fornecendo calor ao mesmo tempo.

Ele pode ser utilizado para hidratação na produção de papel, para que o papel em movimento sobre os rolos a alta velocidade não sofra quebras ou rasgos microscópicos.

Vapor para Aquecimento:

Para este tipo de aplicação, o calor carregado pelo vapor é transferido ao produto frio por trocadores de calor ou por injeção direta no produto.

O vapor é tipicamente gerado e distribuído a uma pressão positiva.

Na maioria dos casos, isto significa dizer que é fornecido ao equipamento a uma pressão manométrica acima de 0 Mpa e temperaturas superiores a 100°C.

Vapor para Movimentação:

Para movimentação e como fonte de força motriz, o vapor é normalmente utilizado em turbinas para geração de energia elétrica.

Nesse caso utiliza-se vapor superaquecido para evitar danos às aletas das turbinas pela formação de condensado. Além da geração de energia, outras aplicações típicas de movimento são geralmente voltadas também para compressores ou bombas movidas a turbina, como por exemplo, os compressores de gás.

Gostou deste conteúdo?

Array
100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados