Confira as principais tendências na engenharia mecânica para 2023.
Como já é de se esperar, as principais tendências para o mercado da engenharia mecânica estão ligadas com o avanço da tecnologia. Com esses avanços constantes, o processo de projetar máquinas está cada vez mais sofisticado e se tornando uma tarefa mais simples.
O surgimento e avanço de novas tecnologias vêm gerando mudanças significativas em todos os setores a nível global. Além das novas tecnologias, existe uma necessidade em se projetar máquinas ainda mais sustentáveis e que são capazes de reduzir o uso de energia.
Estar atualizado sobre essas novas tendências do mercado da engenharia mecânica é fundamental para o seu destaque e valorização profissional. Esteja por dentro e saia na frente. Confira abaixo as tendências para 2023:
Energias Alternativas:
Muitos profissionais ainda não perceberam, mas as energias alternativas estão sendo muito procurada por engenheiros mecânicos. Cada vez mais o mercado está desejando formas de gerar energia sustentável, por isso vem se tornando mais presente no ramo da engenharia.
O profissional engenheiro mecânico tem um papel bem importante no desenvolvimento de novas fontes de energias sustentáveis, assim como na manutenção desses sistemas. As energias alternativas que são mais comuns são: energia eólica e de hidrogênio.
Nanotecnologia:
Sendo uma das principais tendências para a engenharia mecânica, a nanotecnologia possui uma vasta aplicação na indústria. Com essa tecnologia, os cientistas e engenheiros conseguem desenvolver materiais ainda mais úteis e eficientes.
Tecnologias estas que buscam o aprimoramento e criação de novas ferramentas, peças e até mesmo máquinas. Com a nanotecnologia, é possível fazer com que essas criações sejam mais resistentes e também eficientes, sendo algo de muita relevância para a indústria como um todo.
Fabricação Aditiva:
O termo ainda conhecido, a fabricação aditiva nada mais é do que a impressão 3D (esse sim já bastante disseminado quando o assunto são tecnologias modernas). A tecnologia de impressão 3D é uma das grandes novidades modernas que possuem grande capacidade de atuação na indústria.
Fazer prototipagem de máquinas, equipamentos e peças pode se tornar uma tarefa relativamente simples, trazendo muitas vantagens tanto para a empresa, quanto para o cliente.
Apesar da tecnologia de fabricação aditiva ter um custo relativamente elevado, os objetos impressos têm um custo baixo que permite sua utilização em grande escala na indústria.
Automação de Sistemas:
A redução do trabalho humano em tarefas repetitivas gera um grande aumento da eficiência e na lucratividade das indústrias, por isso que a automação de sistemas vem sendo tão estratégicas para as empresas.
A participação de engenheiros mecânicos no desenvolvimento de sistemas autônomos é bastante essencial, principalmente quando o assunto é produção de sistemas inteligentes.
Desenvolvimento de Composites:
Sendo uma grande tendência para 2023, os composites são materiais que são misturados para criar um material ainda mais resistente e com uma qualidade superior.
O engenheiro mecânico atuará no desenvolvimento desses materiais com o objetivo de dar utilização prática para eles.
São exemplos de materiais de alta qualidade ficou a partir da tecnologia: fuselagem de aviões, skates, tacos de golfe dentre outros.
Por fim, acompanhar as tendências do mercado de trabalho pode parecer uma tarefa muito complexa. Mas com um pouco de planejamento, o engenheiro mecânico pode estar sempre ligado a todas elas.