Conheça mais sobre a profissão do engenheiro mecânico industrial e suas funções.
O Engenheiro Mecânico Industrial é o profissional responsável por desenvolver o maquinário para indústrias de diversos segmentos do mercado, como aeronáutica, informática, automotiva, dentre outros. Logo, podemos notar que existem várias áreas da Engenharia Mecânica Industrial, aumentando as possibilidades de qualificação e atuação.
E, dentre essas diversas áreas que um engenheiro mecânico industrial pode atuar, listamos algumas funções mais comuns no dia a dia deste profissional. Confira abaixo:
Desenvolvimento de equipamentos e máquinas:
O engenheiro mecânico está envolvido em todas as etapas do desenvolvimento de equipamentos e máquinas, desde a concepção até a supervisão da execução.
Portanto, o profissional participa da criação de:
- Equipamentos de energia de fontes limpas, como eólica e solar;
- Bombas da indústria petroquímica;
- Melhora na potência de automóveis, visando a sustentabilidade;
- Aprimoramento de eletrodomésticos;
- Dentre outros.
Logo, essa é uma das funções mais conhecidas de um engenheiro mecânico industrial e que atrai muitos estudantes com vontade de se tornar um profissional da área.
Testes de equipamentos:
Além das atividades do desenvolvimento de equipamentos, o profissional testa essas máquinas para entender se elas estão prontas para serem lançadas no mercado ou se precisam de ajustes.
Sendo assim, essa função em específico do engenheiro mecânico é imprescindível para que os equipamentos tenham o desempenho esperado e sejam seguros para uso.
Desenvolvimento de novos produtos:
Uma função bastante comum e interessante do engenheiro mecânico industrial é o desenvolvimento de novos produtos. Nesta função, o profissional idealiza as peças e faz um projeto detalhado em 2D e 3D para que um protótipo seja produzido e testado. Se a peça sair como esperado, ela é fabricada em grande escala e comercializada.