Engenheiro Mecânico Industrial: principais funções

Conheça mais sobre a profissão do engenheiro mecânico industrial e suas funções.

O Engenheiro Mecânico Industrial é o profissional responsável por desenvolver o maquinário para indústrias de diversos segmentos do mercado, como aeronáutica, informática, automotiva, dentre outros. Logo, podemos notar que existem várias áreas da Engenharia Mecânica Industrial, aumentando as possibilidades de qualificação e atuação.

E, dentre essas diversas áreas que um engenheiro mecânico industrial pode atuar, listamos algumas funções mais comuns no dia a dia deste profissional. Confira abaixo:

Desenvolvimento de equipamentos e máquinas:

O engenheiro mecânico está envolvido em todas as etapas do desenvolvimento de equipamentos e máquinas, desde a concepção até a supervisão da execução.

Portanto, o profissional participa da criação de:

  • Equipamentos de energia de fontes limpas, como eólica e solar;
  • Bombas da indústria petroquímica;
  • Melhora na potência de automóveis, visando a sustentabilidade;
  • Aprimoramento de eletrodomésticos;
  • Dentre outros.

Logo, essa é uma das funções mais conhecidas de um engenheiro mecânico industrial e que atrai muitos estudantes com vontade de se tornar um profissional da área.

Testes de equipamentos:

Além das atividades do desenvolvimento de equipamentos, o profissional testa essas máquinas para entender se elas estão prontas para serem lançadas no mercado ou se precisam de ajustes.

Sendo assim, essa função em específico do engenheiro mecânico é imprescindível para que os equipamentos tenham o desempenho esperado e sejam seguros para uso.

Desenvolvimento de novos produtos:

Uma função bastante comum e interessante do engenheiro mecânico industrial é o desenvolvimento de novos produtos. Nesta função, o profissional idealiza as peças e faz um projeto detalhado em 2D e 3D para que um protótipo seja produzido e testado. Se a peça sair como esperado, ela é fabricada em grande escala e comercializada.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados