Profissão engenheiro: as principais opções de carreira

Conheça mais sobre as principais áreas de atuação de um engenheiro.

A engenharia é uma área destinada à ciência e tecnologia aplicada, com objetivo de desenvolver, aperfeiçoar e modernizar maquinários, sistemas e técnicas diversas.

Também possui setores relacionados com a indústria, boa parte, em produção e inovação industrial, já outros, com edificação de estruturas, técnicas de manipulação geológica e agrícola e exploração mineral. Além destas especializações, os engenheiros recebem ainda durante sua formação o ensino de matemática aplicada.

Segue abaixo as principais opções de carreira na ária da engenharia:

  • Engenharia Ambiental

Aplicada ao aprendizado em preservação e formação de ecossistemas naturais ou humanos, se trata de uma profissão com compromisso ao uso inteligente de recursos naturais a favor da sociedade.

Associados ao engenheiro ambiental estão conhecimentos de cálculo, meteorologia, geologia, sanitarismo e gestão. É cada vez mais importante e necessário se adaptar-se às normas sanitárias atualizadas e vigentes, sem contar que, a uma cobrança constante pela redução de danos e operações de restauração ambiental.

  • Engenharia Civil

Ao vermos qualquer tipo de estrutura complexa ou um prédio, por exemplo, é a responsabilidade de um engenheiro civil supervisionando a construção. São profissionais dedicados a edificar, de modo técnico e ágil uma estrutura.

Associados ao engenheiro civil estão conhecimentos de cálculos, construção, elaboração de projeto, gestão, coordenação de projetos e equipes, ética social, etc.

  • Engenharia de Petróleo

O petróleo exige muita tecnologia eficiente e redução de custos e é justamente o que vem sendo desenvolvido para esta área da engenharia.

O engenheiro de petróleo é o profissional que desenvolve, gere e projeta maquinário, metodologia de exploração de petróleo e o refino do mesmo, além disto, também é responsável na coordenação de equipes.

Associados ao engenheiro de petróleo estão conhecimentos de cálculo, usinagem, geologia, mineração e geofísica, além da disponibilidade de trabalhar por um período longo em alto mar.

  • Engenharia de Produção

Por trás de uma produção industrial de pequena ou larga escala, está um profissional deste setor. Engenheiros formados com foco em elaborar, aperfeiçoar e programar sistemas de produção, com a capacidade de coordenar estações e etapas de montagem ou operação de um serviço.

Associados ao engenheiro de produção estão conhecimentos de cálculo, integração de sistemas e tecnologia, elaboração de projetos para infraestrutura, gestão de recursos e coordenação de equipes.

  • Engenharia Elétrica

Um profissional eletricista ou eletrotécnico é um engenheiro que age na implantação, elaboração e aperfeiçoamento de um sistema elétrico para benefício à sociedade. As aplicações são diversas, vão desde a produção de bens de consumo ou processos, desde itens eletrônicos a sistemas para distribuição de energia elétrica.

Associados ao engenheiro eletricista e/ou eletrotécnico estão conhecimentos de física aplicada, cálculo, eletromagnetismo, instrumentação eletrônica e sistemas eletrônicos.

  • Engenharia Mecânica

Área da engenharia presente na grande parte de métodos industriais e processos automatizados, fortemente importantes na eficiência de um setor.

São profissionais que atuam para elaborar, programar e manter sistemas ou ferramentas automatizados. Demandados para desenvolver maquinários muito diversificados, e que dão suporte aos setores de automobilístico e de ferramentas de construção.

Associados ao engenheiro mecânico estão conhecimentos de cálculo, desenho técnico, cinemática, termodinâmica, estudo dos materiais e análise estrutural.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados