Tecnologia na Construção Civil: dicas para a implantação eficaz

Saiba como implantar e gerenciar tecnologias na Construção Civil.

A presença da tecnologia na engenharia civil vem crescendo rapidamente, apesar de não ser no nível de outros setores da economia. Ainda observamos empresas tradicionais usando métodos ultrapassados e a falta de visão sobre a urgência para a revolução tecnológica do setor contribui para isso.

Por outro lado, muitas empresas da construção civil estão adotando novas tecnologias e estão vendo as suas receitas aumentarem e a sua produtividade alcançar nível que antes eram inimagináveis.

Separamos abaixo algumas dicas fundamentais para as empresas e profissionais da construção civil obter sucesso na implantação de novas tecnologias importantes para a sua produtividade, confira:

Tenha conhecimentos das ferramentas:

Antes mesmo de você iniciar o planejamento de um projeto, é necessário conhecer a fundo as principais tecnologias disponíveis no mercado e os seus recursos. Como engenheiro, você deve analisar os custos de implantação, benefícios, informações sobre usabilidade e sobre o próprio suporte oferecido por quem gerencia a tecnologia.

Outra dica é comparar as vantagens e desvantagens das tecnologias oferecidas pelas ferramentas que você pretende usar. Se possível, peça uma demonstração da tecnologia, seja utilizando o modelo beta ou experimentando gratuitamente por um determinado período.

Determine o projeto piloto:

Ao escolher qual tecnologia usar no seu canteiro de obras, o profissional deve escolher o projeto certo para a implantação do piloto. Em primeiro lugar, escolha um projeto que esteja prestes a ser iniciado, ou um projeto menor e com execução pensada a curto prazo. Isso permite que outros projetos maiores não tomem o tempo e os recursos necessários para a condução adequada do projeto piloto.

Define todos os problemas, metas e expectativas:

De início, você deve reunir toda a equipe definida para o projeto e certificar-se de que todos estão a par das informações mais importantes, dos objetivos, das metas, dos prazos e sobre a nova tecnologia que será implantada. É fundamental que você desafie os colaboradores a identificar os “pontos de dor” da empresa, ou seja, onde estão os resultados mais críticos.

Faça o treinamento da sua equipe:

Por se tratar da implantação de uma nova tecnologia, ou várias novas tecnologias, você precisa iniciar o treinamento e desenvolvimento da equipe. Você deve garantir que todos os colaboradores tirem todas as suas dúvidas em relação à tecnologia sendo implantada. Essas iniciativas são necessárias para que não ajam erros que possam comprometer o projeto como um todo. Por isso, a sua equipe deve dominar as principais funcionalidades oferecidas assim como o que pode e o que não pode fazer durante a utilização da ferramenta.

Gostou deste conteúdo?

Array
50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados