Tipos de Estruturas muito utilizadas na Engenharia

Entenda os principais tipos de estruturas que são usadas na engenharia.

Qualquer estrutura é fundamental para uma construção civil, no momento em que são partes mais resistentes e que têm a finalidade de absorver e transmitir os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação.

Como muitos engenheiros já sabem, as estruturas são formadas por elementos estruturais, que juntas dão origem aos sistemas estruturais. Portanto, a principal finalidade das estruturas é receber e transmitir os efeitos das ações sofridas para o solo.

Em resumo, a estrutura é o “esqueleto” de uma obra, é ela que compreende as áreas de sustentação, que são: fundação, alicerce, colunas, vigas, paredes, lajes e telhados.

Veja abaixo os principais tipos de estruturas que são mais utilizadas na engenharia civil:

Estrutura Convencional de Concreto Armado:

Este tipo de estrutura alia as diversas qualidades do concreto, como durabilidade, resistência e baixo custo, com as do aço (ductilidade e excelente resistência à tração e à compressão).

Isso permite a construção de elementos com mais variedade de formas e também volumes, obtendo relativa rapidez e facilidade para qualquer tipo de obra da construção civil.

Com a estrutura de concreto armado, o uso de aço em vigas e pilares é fundamental e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores. Sendo assim, um projeto de uma estrutura de concreto deve ser realizado por engenheiros qualificados em cálculo estrutural.

Os engenheiros focados em projetos de estrutura de concreto também são conhecidos como calculistas, sendo responsáveis por dimensionar a bitola do aço a ser utilizado e os elementos que compõem a estrutura, como vigas, pilares, lajes, blocos, sapatas, dentre outros.

Assim como determinar a resistência do concreto e o espaçamento entre as barras de aço.

Estrutura de Concreto Armado com Protensão:

Surgindo como uma evolução do Concreto Armado, o Concreto Protendido é a aplicação de tensões prévias de compressão, na região da seção transversal da peça, que será tracionada logo após a ação do carregamento externo aplicado na peça. Logo, as tensões de tração finais são diminuídas pelas tensões de compressão pré-aplicadas na peça (protensão). Assim, pretende-se diminuir os efeitos da baixa resistência do concreto à tração.

Este tipo de concreto utiliza aços de protensão de elevada resistência (1500 – 1900 MPa) e concretos de resistência bastante acima do Concreto Armado, e resulta seções transversais menores e mais leves, que permitem vencer vãos significativamente maiores, com menores flechas e fissuras.

Sendo uma excelente opção, o Concreto Protendido tem uma grande infinidade de aplicações, em diversos tipos de obras, desde pontes e viadutos, onde são preponderantes, até lajes de edifícios, residenciais, comerciais ou industriais.

Estrutura Metálica:

As Estruturas Metálicas são bastante utilizadas em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol. Estes tipos de estruturas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra.

As Estruturas Metálicas são fabricadas na indústria e chegam prontas ao local das obras, onde devem ser montadas.

Algumas vantagens que podemos destacar são a versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, no momento em que permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes.

Gostou deste conteúdo?

Array
100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados